Os impactos e resultados da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Contagem, realizada no último dia 3 de agosto na praça da Glória, continuam reverberando. Considerada a segunda maior Parada de Minas Gerais, o evento foi bem avaliado por 77% dos participantes e cerca de 71% elogiaram a localização. O levantamento da Secretaria de Cultura, por meio da Superintendência de Turismo, também aponta que a Parada de Contagem segue fortalecendo seu papel como referência na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunindo diversidade, mobilização social, projeção econômica, e consolidando a cidade como um dos principais polos da cultura LGBTQIA+ no estado.
Presença forte nas redes, impacto real na cidade
A pesquisa revelou que 61,4% das pessoas que vieram de outras cidades ficaram sabendo do evento por meio das redes sociais, o que reforça a potência da comunicação digital como aliada das políticas públicas de cultura e diversidade. O boca a boca também teve papel importante: 30,1% dos visitantes chegaram por indicação de amigos e familiares.
O levantamento ainda mostrou que 61% dos turistas utilizaram carro particular como meio de transporte, enquanto 18,3% chegaram de ônibus rodoviário. A maior parte do público visitante (65,8%) não se hospedou na cidade, mas 19% ficaram na casa de amigos ou parentes, e uma pequena parcela optou por hotéis e pousadas. A maioria (68,3%) estimou gastos de até R$100,00 durante a estadia, movimentando especialmente os setores de alimentação, transporte e comércio informal. A média do gasto ficou em R$134,15.
A Parada do Orgulho LGBT+, que integra o calendário oficial do município desde 2009, é realizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos/Contagem), em parceria com a Prefeitura de Contagem, sob coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Cultura, cidadania e economia em movimento
Os dados confirmam o que já se percebia nas ruas: a Parada LGBTQIA+ de Contagem é mais que um evento, é um símbolo de resistência, visibilidade e cidadania.
Além de movimentar a economia local, beneficiando vendedores ambulantes, motoristas de aplicativo, bares, restaurantes e pequenos negócios, a Parada fortalece o compromisso de Contagem com os direitos humanos. É um espaço de acolhimento, encontro e luta coletiva, onde a arte, a política e a diversidade caminham juntas.
“A Parada LGBTQIA+ de Contagem já é um dos principais eventos do nosso calendário cultural e turístico, atraindo visitantes de toda a região metropolitana. Os dados da pesquisa reforçam o potencial da cidade como destino para o turismo da diversidade, com impacto direto na economia criativa local. Nesse sentido, Contagem se consolida como uma cidade que acolhe, celebra e valoriza a diversidade, promovendo eventos que movimentam a cultura, o turismo e a cidadania”, enfatizou Thalita Brito, superintendente de Turismo.